terça-feira, maio 17, 2011

reflexão após aula sobre água....

Pensar em água é pensar na vida...
Falar sobre água em nossas aulas de ciências ao mesmo tempo é falar sobre um futuro próximo e incerto para esse recurso finito.
Esse recurso natural que iniciamos os estudos e minhas próximas reflexões com a 6ºB da Escola Porto Seguro, é a substância essencial que constitui todos os organismo biológico.
Planejar esta aula sobre água foi difícil pra mim. Não queria simplesmente reproduzir aquela frase que estamos acostumados a escutar: “água límpida, inodora e incolor”. Entretanto, para sair desse paradigma e dessas idéias já enraizadas nos espaços educacionais, nas escolas, nos cursos, ir para um estudo contextualizado e que mantenha a atenção dos pequenos nas explicações e que desperte a curiosidade é o meu maior desafio.
O meu medo a cair nas armadilhas do comodismo e de me conformar com o formato que está aí.
No dia 12, iniciamos refletindo a importância da água. Percebi que muitos del@s têm a consciência da sua importância no dia-dia das pessoas. Relataram: “água para beber” “água para escovar os dentes e tomar banho”. “Água é importante para cozinhar e fazer sucos.”
Então trouxe a questão que havíamos conversado sobre as garrafinhas de H2Oh! Por que este nome? As respostas foram: - Por que é água professor!” Momento este que  linkamos  a fórmula química, a molécula da água. Percebi também dificuldades na questão de entender átomos e elementos a níveis químicos.  Falei pouco sobre e não quis adentrar mais.
Percebo também que devemos medir as coisas para uma 5ª série. Tem coisas que eles não estudaram ainda. Posteriormente fizemos a leitura do material impresso. Fiz a chamada por nomes para eles fazerem as leituras. Alguns ainda apresentam resistência em ler. Acabo dizendo a El@s: “pessoal, aqui todos estamos apreendendo, inclusive eu!” Este momento da leitura continua a pensar ser fundamental.
Estavam bem agitados neste dia. Em determinado momento perdi a concentração de forma a dizer que a molécula é formada de 2 oxigênio e 1 hidrogênio. Humildemente relato isso, mas realmente a turma neste dia, me fez eu dizer este absurdo, pois havia conversas paralelas por todos os lados.
Deixei para casa que eles fizessem um desenho de como a água está inserida em nossos cotidianos.
Trouxeram trabalhos maravilhosos! Fazendo o link com fotossíntese e raiz das árvores. Link com a pesca também.
No nosso próximo encontro iniciei com a história do primeiro astronauta que olhou para o Planeta, visualizando toda aquela imensidão azul. Por que não Planeta água?
Não ficamos em sala. Fomos ao laboratório, pois desejava passar o vídeo sobre a gotinha. A turma gostou muito. Uma música legal + desenho animado = acho que acertei nesta aula! A partir do vídeo falamos nos estados físicos, pois a gotinha passa pelos três estados tão bem mostradas naquela animação. Solicitei que fizessem ali mesmo um pequeno relato sobre o vídeo. Ainda não corrigi. Todos entregaram.
Tenho avaliado a turma pelos trabalhos feitos em sala. Todas as aulas realizamos exercícios e trabalhos. A maioria entrega. A avaliação é permanente. Quando há tempo vejo os cadernos também. Coloco um visto. Estou conectado a El@s.
foto: antigo porto em Rio Grande

Nenhum comentário: