quinta-feira, abril 14, 2011

formação dos solos e Intemperismo

Escola M E. F Porto Seguro. Turma  6ºB
Aula facilitada nesta tarde

O solo tem uma história: o solo em que pisamos e construímos o prédio da escola nem sempre foi assim. O aspecto atual do solo é resultado de milhões de anos de transformações. Assas transformações continuam acontecendo. Acompanhando o seguinte raciocínio: durante do dia as rochas são aquecidas pela luz do sul se dilatam ligeiramente; à noite, elas ficam frias e se contraem, lentamente, ao longo do tempo, esse processo vai fragmentando as rochas. O Vento e a água também causam  uma vagarosa modificação  nas rochas. Essas modificações nas rochas  originam partículas menores  e mais alteradas. Parte mineral do solo:

Os seres vivos, plantas rasteiras e líquens,  podem se instalar na superfície alterada de rochas – suas raízes liberam substâncias que contribuem para a alteração das rochas.

Os organismo em decomposição, e restos de seres vivos como fezes e restos de folhas aos poucos são incorporados ao solo em formação. Esse material vai constituir a parte ORGÂNICA do solo e será decomposto por bactérias e fungos.

Intemperismo = é o conjunto de todas as modificações que desagregam e decompõem uma rocha. O calor, a chuva, o frio, o vento são exemplos de agentes do intemperismo

O solo é constituído de: PARTE MINERAL + PARTE ORGÂNICA + ÁGUA + AR.

A  camada superficial do solo é chamado também de solo agrícola, essa camada é geralmente mais escura, fofa, úmida, rica em matéria orgânica, sais minerais e microorganismos. Abaixo dela há uma de rocha parcialmente fragmentada, com minerais, pouca ou nenhuma matéria orgânica, e poucos microorganismos. Logo abaixo existe uma camada de rochas fragmentadas. Mais abaixo é encontrado um bloco de rocha sólida a ROCHA MATRIZ. Ela é chamada assim porque sua parte, que um dia aflorou na superfície da terra,  FOI ALTERADA PELO INTEMPERISMO E ORIGINOU O SOLO.


FERTILIDADE DO SOLO:
O QUE PODEMOS PENSAR QUE É UM SOLO FÉRTIL?
50% do solo é composto por partículas sólidas,
Desses 50% apenas 5% é  matéria orgânica
o restante ou seja _____ é de matéria mineral.
A outra metade, isto é, os outros 50% é constituído
de 25% de água e 25% de ar


Nenhum comentário: