quinta-feira, abril 07, 2011

ARTIGO

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE A RESERVA DO TAIM:
Um estudo a partir das representações sociais da Comunidade Escolar.

 Marcelo Gomes1, Vilmar Alves Pereira2

No contexto atual de um mundo globalizado, o ser humano deixa de ser elemento do meio natural e passa a ser dominante da Natureza. A conservação e funcionamento dos ecossistemas  depende da relação entre o homem e meio em que está inserido. Dialogar as questões ecológicas e ambientais no contexto da comunidade escolar é buscar entender como se dá essa relação entre o sujeitos e o ecossistema que o cerca. É um  pensar junto aos educadores para que preparem suas práticas pedagógicas que venham ao encontro deste grito da Natureza.  Tivemos assim por objetivo escutar a voz daqueles(as) que vivem na Reserva Ecológica do Taim Taim (32º30’N a 32º50S, 52º50’L a 52º40’O), na Vila da Capilha e assim pensar a partir disso com os saberes empíricos daqueles sujeitos pode ser de extrema valias para alcançarmos alternativas sustentáveis e coerentes para problemas que hoje comprometem a biodiversidade do Banhado do Taim, tais como: Impactos da pecuária extensiva,  pisoteamento do solo com vegetação nativa que serve de abrigo para aves que nidificação no chão, pesticidas, agrotóxicos e desfolhantes sintéticos amplamente utilizados pela agricultura convencional.   Nesse estudo levantou-se as seguintes hipóteses: A Comunidade Escolar desconhece o siguinificado do termo meio ambiente, ou sabem apenas o conceito do livro didático. A outra é de que as pessoas acabam criando um siguinificado próprio para meio ambiente e que muitas vezes é àquele reproduzido na mídia e meios de comunicações, ou seja, são as representações sociais que dão origem a nossa forma de interpretar o que é meio ambiente. Segundo Durkhein a sociedade age sobre seus indivíduos e por conseguinte sobre o meio ambiente independente da vontade destes. A falta de estratégias e projetos em Educação Ambiental também estariam afetando de forma siguinificativa essa realidade.

Considerável número das crianças pesquisadas possui opinião sobre meio ambiente ligada aos animais do local. Para elas meio ambiente são os pássaros que  vivem ali, são os peixe pescados, as galinhas com seu pintinhos, os cachorrinhos, gatos, cavalinhos e vaquinhas. Notamos que desses animais que eles possuem no plano das idéias são animais domesticados, e que os animais selvagens não estão ainda familiarizados ao contexto ambiental.
Foi constatado que a percepção que as crianças tem de meio ambiente ainda é distante de uma Natureza integradora incluída em um espaço histórico e produto das atividades humanas. Percebemos que ainda há distância siguinificativa de projetos em Educação Ambiental para essa comunidade e que abracem principalmente as crianças que ali vivem.
Percebemos que as sujeitos entrevistados têm uma paixão e um sentimento de pertença em viver na Reserva

Estamos propícios a acreditar que muitos dos entrevistados(as) não compreendem o real siguinificado de meio ambiente, e acabam se referindo com uma fala preservacionista. Por esse motivo suas concepções acabam reproduzindo as ideologias da mídia vigente.

Buscar estratégias viáveis via poder público para a melhoria das Condições dos Órgãos de fiscalização da Lagoa Mirim, impedindo que danos a biodiversidade do local continuem acontecendo.

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