sexta-feira, março 25, 2011

Entenda a Evolução!

A biologia evolutiva é a ciência que estuda a história da vida  avaliando os processos que levam a sua diversificação baseada nos princípios de adaptação.
Evolução do latim evolvere (desenrolar, desdobrar, revelar as potencialidades escondidas), sem juízo de valor.
Evolução = MUDANÇA
Para Futuiama 2005 evolução Biológica é a mudança na propriedade dos organismos ao longo das gerações. Para Ridley é a mudança entre  gerações de uma linhagem de população.
Darwin define evolução como descendência com modificação. E ou Mudança ao longo do tempo por meio de descendência com modificação

TEORIA LAMARCKISTA = TRANSFORMACIONAL, pois a progênie herda modificações. O  chega na faze reprodutiva com características diferentes de quando nasceu. Herança dos caracteres adquiridos lei do Uso e Desuso. As sps surgem por geração espontânea separadamente.
O ambiente em modificação altera a necessidade do organismo em usar mai uma parte do corpo que a outra. Essa alteração depende de uma vontade interna.

TEORIA DARWINISTA = VARIACIONAL, pois as características hereditárias não se modificam ao longo de suas vidas mas diferem em suas taxas de sobrevivência e reprodução numérica dessa forma se altera de geração para outra

O termo “entre gerações” difere a TEORIA VARIACIONAL DA  TRANSFORMACIONAL.

 A TERORIA EVOLUTIVA SE DIVIDE EM 5 TEORIAS:
1 EVOLUÇÃO = OS ORGANISMOS MUDAM.



2 -DESCENDÊNCIA COMUM:
ELE FOI O PRIMEIRO A ARGUMENTAR QUE TODDAS AS SPS EXISTENTES SÃO DESCENDENTES DE UM ANCESTRAL COMUM ( ÁRVORE DA VIDA)






3 GRADUALISMO:
AS DIFERENÇAS ENTRE ORGANISMOS EVOLUEM POR PEQUENOS PASSOS, EXISTINDO FORMAS INTERMEDIÁRIAS

4 PENSAMENTO POPULACIONAL:
A S POPULAÇÕES POR MEIO DE MUDANÇA NAS PROPORÇÃO DAS VARIEDADES. Aquele que aumenta a probabilidade de sobrvivência e reprodução aumenta em freqüência. As pequenas variações que possibilitam isso evoluem e tendem a se adaptarem.

5 Seleção Natural é qualquer diferença na capacidade de sobrevida e reprodução

Nenhum comentário: